Os diferentes açúcares, você sabe qual o melhor para sua saúde?

Oi turminha, tudo bem?

Hoje o Blog vem falar um pouco de saúde e dos diferentes açúcares que existem no mercado.

Eu sempre tive dúvida sobre o açúcar e como fazer as substituições nas minhas refeições, aproveitei

pra esclarecer algumas dúvidas com minha nutri e endócrino e aqui divido com vocês.

Vocês usam o açúcar refinado no dia-dia? Sabem porque é menos saudável que o mascavo por

exemplo?

As principais diferenças aparecem no gosto, na cor e na composição nutricional de cada tipo. A regra

básica é a seguinte: quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele tem, e mais

perto do estado bruto ele está. A cor branca significa que o açúcar recebeu aditivos químicos no último

processo da fabricação, o refinamento, Apesar de esses aditivos deixarem o produto bonitão, eles

também “roubam” a maioria dos nutrientes. Só para dar um exemplo, em 100 gramas de um açúcar

bem escuro, o mascavo, existem 85 miligramas de cálcio, 29 miligramas de magnésio, 22 miligramas

de fósforo e 346 miligramas de potássio. Para comparar, na mesma quantidade de açúcar refinado,

aquele tipo branco mais comum, a gente encontra no máximo 2 miligramas de cada um desses

nutrientes.

A matéria-prima do nosso açúcar, você sabe, é a cana. Antes de chegar à nossa mesa, a planta

passa por diversas etapas de fabricação. Primeiro, ela é moída para extrair o caldo doce. Depois,

começa a purificação, em que o caldo é aquecido a 105 ºC e filtrado para barrar as impurezas. Em

seguida, o caldo é evaporado, vira um xarope e segue para o cozimento, onde aparecem os cristais

de açúcar que a gente conhece. Por último, os tipos mais brancos de açúcar ainda passam pelo

refinamento, quando o produto recebe tratamentos químicos para melhorar seu gosto e seu aspecto.

O resultado final é o açúcar em cristais, mas, se você moldar e comprimir os cristais com xarope

de açúcar, dá para fabricar açúcar em torrões. Além da cana, há açúcar nas frutas e no milho (a frutose)

e no leite (a lactose). A beterraba é outra fonte de açúcar, mas tem um processo de extração diferente.

Ela é popular na Europa: como lá não tem cana, a beterraba entrou na dança.

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Os Tipos claros recebem tratamento químico e possuem menos nutrientes.

De confeiteiro  Tem cristais tão finos que mais parecem talco de bebê. Excelente para fazer glacês

e coberturas. O segredo é o refinamento sofisticado, que inclui uma peneiragem para obter os

minicristais e a adição de amido de arroz, milho ou fosfato de cálcio para evitar que os minicristais

se juntem novamente.

Orgânico

É diferente de todos os outros tipos porque não ultiliza ingredientes artificiais em nenhuma etapa

do ciclo de produção, do plantio à industrialização. O açúcar orgânico é mais caro, mais grosso e

mais escuro que o refinado, mas tem o mesmo poder do adoçante.

Light

Surge da combinação do açúcar refinado com adoçantes artificiais, como o aspartame, o ciclamato

e a sacarina, que quadruplicam o poder de adoçar. Um cafezinho só precisa de 2 gramas de açúcar

light para ficar doce, contra 6 gramas de açúcar comum. Por isso, que quem consome o açúcar light

ingere menos calorias.

Líquido

É obtido pela dissolução do açúcar refinado em água. Usado em bebidas gasosas, balas e doces,

o açúcar líquido não é vendido em supermercados. Uma das vantagens é que ele não precisa ser

estocado em sacos, diminuindo o risco de contaminação com poeira e microorganismos.

Frutose

É o açúcar extraído das frutas e do milho. Sem precisar de nenhum aditivo, a frutose é cerca de 30x

mais doce que o açúcar comum, mas ela engorda sem oferecer uma vitaminazinha sequer. A maior

parte da frutose vendida no Brasil é importada e tem preços meio amargos.

Refinado

Também conhecido como açúcar branco, é o açúcar mais comum nos supermercados. No refinamento,

aditivos químicos como o enxofre tornam o produto branco e delicioso. O lado ruim é que esse processo

retira vitaminas e sais mineirais, deixando apenas as “calorias vazias” (sem nutrientes).

O açúcar branco é considerado um dos piores da lista de “alimentos”. Ele causa diversas

enfermidades neurológicas, cardiovasculares e crônico-degenerativas. Para a fabricação. a indústria

usa diversos produtos químicos nocivos a saúde.  Hoje para o refinamento, tudo é mais moderno,

sofisticado e altamente tecnológico, mesmo assim é normal ouvirmos dizer como regra geral, tudo

que é clarinho como açúcar branco, sal branco, farinha branca, macarrão (sem ser integral), vem de

matéria prima refinada e portanto, ruim para à saúde assim, como óleos refinados e hidrogenados.

Portanto devemos fugir dos refinados e clarificados artificialmente.

Mascavo

É o açúcar bruto, escuro e úmido, extraído depois do cozimento do caldo de cana. Como o açúcar

mascavo não passa pela etapa de refinamento, ele conserva o cálcio, o ferro e os sais mineirais. Mas

seu gosto, bem parecido com o do caldo de cana, desagrada a algumas pessoas. Na minha opinião

é o açúcar com maior benefício para nosso organismo.

Cristal

É o açúcar com cristais grandes e transparentes, difíceis de serem dissolvidos em água. Depois do

cozimento, ele passa apenas por um refinamento leve, que retira “só” 90% dos sais mineirais. Por

ser econômico e render bastante, o açúcar cristal sempre aparece nas receitas de bolos e doces.

Demerara

Também usada no preparo de doces, esse açúcar de nome estranho é um dos tipos mais caros.

Ele passa por um refinamento leve e não recebe nenhum aditivo químico. Por isso, seus grãos são

marrom-claros e têm valores nutricionais altos, parecidos com os do açúcar mascavo.

acucar

Resumindo o que eu aprendi: devemos substituir o açúcar refinado comum pelo açúcar

mascavo ou demerara!! HOJE em dia os nutricionistas pedem para iniciarmos a principal

substituição do cardápio iniciando pelo açúcar, no meu caso foi bem fácil, já que não estou

acostumada a colocar açúcar em sucos ou doces, toda vez que necessito, uso o mascavo.

E vocês, já fizeram sua escolha saudável, entenderam tudo sobre os diferentes tipos de

açúcares? Bóra focar a saúde e melhorar nossa alimentação?

Beijinhos

Carol.

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