Dica de saúde: benefícios do Brócolis

Bom dia queridos!

Hoje é dia de falar dos benefícios do Brócolis. Quem gosta?

O brócolis é um vegetal cujas folhas, flores e talos são comestíveis. Ele é um alimento

rico em cálcio (importante para a formação e manutenção dos ossos e dentes), fonte de

vitaminas A e C. Além disso, apresenta ácido fólico (indicado para gestantes), selênio e

potássio. Esse vegetal tem propriedades antioxidantes e anticancerígenas contra o

câncer de pulmão, cólon e mama.

Além de ser rico em fibras e reduzir o colesterol, ele ajuda a acelerar a eliminação do

estrogênio do organismo e é uma excelente fonte de cromo — que ajuda a regular a

insulina e o açúcar no sangue.

Ao ingerir o brócolis regularmente, o risco de um homem desenvolver câncer de próstata

reduz sensivelmente, especialmente quando há tumores mais agressivos. Os

fitoquímicos são componentes que aparecem no brócolis e são conhecidos por proteger

contra o câncer. O principal fitoquímico já descoberto é o Sulforafano, que elimina a

H Pylori (bactéria responsável por problemas estomacais).

Possui ainda outros compostos ativos, como os isotiocianatos, os flavonóides e os

carotenóides, todos considerados guardiões das nossas células. Agem principalmente

contra o envelhecimento.

Outro benefício, desta vez apontado por pesquisadores é que é ótimo para diabéticos.

Os estudiosos verificaram em células humanas que moléculas presentes nessa verdura

protegem os vasos sangüíneos dos maus efeitos provocados pelo excesso de açúcar.

O ator principal desta função é, novamente, o sulforafano.

O brócoli pode ser consumido cru em salada quando muito tenro, ou cozido em salada,

sopa, suflês, bolos e refogados. O cozimento deve ser feito em vapor ou em panela

tampada com pouca água, pelo menor tempo possível. O cozimento em excesso leva

à perda de nutrientes e prejudica a textura.
O descongelamento é rápido e feito durante o processo de cozimento e preparo do prato.

Se você não gostar do sabor ou da consistência, prepare um suco. Essa é a melhor forma

de extrair todos os benefícios sem precisar comer o brócolis.

brocoli

brócoli-gratinado

DSC01958

Essas são as dicas do site “beleza e saúde” e a minha dica pessoal

é consumir o Brócolis em saladas, no arroz integral, gratinado no forno

ou ainda no Yakissoba. Quem faz exercícios e segue uma dieta equilibrada

não deve deixar o brócolis longe do prato. 🙂

Beijinhos

Carol.

 

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