Dica do BLOG: Alimentos que aliviam as tensões do nosso dia-dia e ainda ajudam no controle do peso!

Bom dia queridos. Tudo bem por aí?

Vamos começar a semana falando de saúde? Hoje vou falar de um assunto

que muitas pessoas se perguntam: como aliviar a tensão do dia-dia, que alimentos

nos auxiliam a controlar os níveis de cortisol?

O Cortisol é um hormônio corticosteróide produzido pela glândula supra-renal que está

envolvido na resposta ao estresse; ele aumenta a pressão arterial e o açúcar do sangue,

além de suprimir o sistema imune.

O cortisol, que é liberado quando o corpo se encontra em situações de alto estresse

físico e mental e alta temperatura, é o principal hormônio catabólico. Então é essencial

que o cortisol liberado seja controlado para otimizar o ganho de massa muscular.

Apesar do cortisol ser um problema para quem quer ganhar massa muscular, ele é um

importante hormônio, que regula a reação inflamatória no corpo e a quantidade de glicose

no sangue em períodos de estresse.

Na verdade o grande problema para quem quer ganhar massa muscular é o excesso de

cortisol.

Como evitar o excesso de cortisol?

  • Pratique exercícios (aeróbicos e com pesos): isso pode parecer estranho mas

exercícios feitos de forma correta, apesar de aumentar o estresse, vão neutralizar os

efeitos docortisol a longo prazo. O importante é evitar over-training, e fazer exercícios

de forma otimizada. Então evite ficar horas treinando na academia. Um treino (seja

aeróbico ou com pesos) para ser eficiente não precisa durar mais do que 1 hora.

    –  A alimentação é muito importante em todas as horas do dia para quem quer ganhar
    massa muscular. Mas para controlar a liberação de cortisol, comer logo após acordar
    e logo depois dos exercícios são as melhores horas. Tanto carboidratos como proteínas
   são importantes nessas horas.
    – É muito importante tentar se controlar o estresse em situações tensas.
    – Em conjunto com a vitamina C, a glutamina ajuda a reduzir o catabolismo gerado pelo
   cortisol. Se há gutamina na corrente sanguínea, o cortisol não precisa “quebrar” o tecido
   muscular para obtê-la.
    – Estudos tem mostrado que pessoas que tomam 3 gramas de vitamina C por dia tem
   níveis de cortisol mais baixos.
   – Procure dormir bem a cada noite.
   – Reduza o consumo de cafeína.
Agora a dica do BLOG: 5 alimentos que aliviam a tensão causada pelo estresse?
– Segundo minha endocrinologista Dra. Denise Samama, existem diversos alimentos
importantes que não devem faltar no nosso cardápio para driblar o cortisol:
* banana que é fonte de triptofano e magnésio, favorecem a síntese de serotonina,
neurotransmissor do bem estar!!  — outras opções: açaí, grão de bico, milho,
berinjela, oleaginosas, chocolate meio amargo e ovos.
 banana
* abacate: ajuda manter o cortisol na faixa normal.
Abacate
* chá verde: reduz estresse físico e mental, controlando o cortisol.
cha-verde
* chocolate amargo: com quantidade maior que 70%, é rico em antioxidantes,
assim como o morango, mirtilo, amora e framboesa.
chocolate-amargo
* peixe: de águas profundas como arenque, atum, sardinha, salmão, previnem
picos de hormônios do estresse, linhaça e chia também.
salmão
Gostaram de saber um pouquinho? Essas dicas são simples e mostram como nossa
dieta influencia em situações de bem estar, e ajudam até no controle do cortisol
no nosso dia-dia!
Foco e determinação são importantes quando queremos controlar o peso!
Beijinhos
Carol

3 comentários sobre “Dica do BLOG: Alimentos que aliviam as tensões do nosso dia-dia e ainda ajudam no controle do peso!

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